Satã nos ensina a importância do “sim” e do “não”, sem o “talvez”, que é a dúvida, a indecisão, a falta de posicionamento diante das situações e das pessoas. É preciso se posicionar com sinceridade e firmeza, principalmente diante das pessoas. Não é necessário se tornar servil ou colocar-se em segundo plano para demonstrar amizade, amor ou respeito por alguém. Ao contrário, você será muito mais respeitado adotando uma postura firme e sincera.
Muitas vezes vemos pessoas bondosas controladas por pessoas perversas, interesseiras e audaciosas. A questão é que se a bondade atrai e cultiva amigos, é justamente a firmeza de posicionamento que defende o nosso espaço contra as invasões desagradáveis e indesejadas.
Ao perceber que uma pessoa está invadindo o seu espaço ou a sua intimidade e isso lhe desagrada, não pense duas vezes em conversar francamente com ela sobre isso, porque cabe a nós estabelecer os limites em qualquer tipo de relação. E há pessoas realmente invasivas, sem escrúpulos e sem respeito.
Ser bom não significa aceitar tudo e muito menos deixar a porta de sua casa aberta a todos que desejarem entrar.