A TOXINA MENTAL

Atualmente existe uma grande preocupação com as substâncias tóxicas que podem afetar o corpo. Mas existe um outro tipo de veneno que intoxica a mente, conhecido popularmente como “mexerico”. O mexerico nada mais é do que uma conversa negativa sobre os outros e começa geralmente com “ouvi dizer...”, “me disseram que...”, “não diga que eu te contei isso...”
A pessoa que se acostuma a agir dessa forma se torna ela mesma uma vítima desse envenenamento mental. Parece que se intoxica tanto que passa a sentir alegria em falar mal das outras pessoas, sem perceber que para as pessoas racionais e verdadeiras ela está se tornando cada vez mais desagradável e mais indigna de confiança.
Esse veneno mental reduz a amplitude do nosso pensamento fazendo com que nos concentremos em coisas insignificantes. Torce a nossa maneira de pensar sobre uma pessoa porque é baseado justamente na distorção dos fatos e da própria realidade.
Estabelecer um diálogo constante ou conviver com pessoas desse tipo é o mesmo que caminhar em uma estrada sob uma tempestade que nos impede de enxergar o que existe de belo no caminho.
Sua mobília não ficará mais bonita se você pegar um machado e destruir a mobília do vizinho. Da mesma forma, o uso de machadadas verbais, de mexericos e maledicências contra uma terceira pessoa não vai fazer que você ou eu nos tornemos melhores.
Afaste o veneno mental de seu ambiente, de sua vida. A semente, seja boa ou má, só prospera quando encontra um terreno que lhe seja fértil.